domingo, 5 de julho de 2009

Projeto: Sequência de atividades

Esta é uma sequência de atividades simples que foi realizada em nosso Ministério em uma aula especial em Comemoração ao dia das crianças. Neste projeto temos músicas, brincadeiras e ensino da palavra de Deus.


Renata Vieira
Líder Dep. Infantil
Comunidade Cristã Vida Plena

Tema:

Jesus nossa Alegria



Apresentação

Em comemoração ao Dia das Crianças, 12 de outubro, realizar-se-á neste dia, no Ministério Infantil da Comunidade Cristã Vida Plena, uma aula especial, contando com diversas brincadeiras e atividades que envolvam todas as crianças.


Objetivos

Oferecer às crianças um momento de diversão, recreação e socialização na presença de Deus, ensinando e demonstrando o amor de Jesus.


Justificativa

O Dia das Crianças representa uma data de grande importância e significação para elas. A igreja, como fonte de amor e acolhimento, não pode deixar que tal data passe em branco. E, aproveitar de tal para promover a aprendizagem, a socialização entre as crianças através da diversão e da recreação apresenta-se como o melhor caminho a ser seguido.


Materiais


Aparelho de som, papel crepom, durex, bexigas coloridas, jornal, CD com músicas, pompons feitos de papel crepom, folha sulfite branca, papel celofane azul, fazer barquinho de papel, papel picado para chuva, sol de EVA amarelo ou papel cartão, rolinhos de papel higiênico para fazer os personagens da história, sucatas para os sons da chuva e do mar.


Organização e Decoração


Todas as crianças (berçário, infantil e juvenil) ficarão juntas na mesma sala. A sala estará decorada com bexigas espalhadas.



Lembrancinhas

Saquinhos de doces.



Roteiro de Atividades

Recepção: a professora com luvas decoradas dará as boas-vindas às crianças, já as introduzindo em um ambiente de alegria e comemoração. Pode falar sobre “Que dia é hoje?”, “é, isso é porque as crianças são muito especiais e vocês sabem quem ama muito as crianças? Jesus!!!!”

- Então vamos orar e convidar Jesus para a nossa festa???

Vamos......


Músicas

Ensinar a música e os passos antes de tocá-la e dançá-la. Preparar um diálogo entre as músicas para ligá-las, ministrando e dando sentido de continuidade.

- Quem mais veio para a nossa festa??? Nossos amiguinhos, você já cumprimentou o seu amiguinho??? Então vamos lá!!

1ª música: Cristina Mel – Aleluia

- Jesus é o nosso melhor amigo, quero estar sempre com Jesus e vocês?? Tem uma música que fala sobre isso, vamos aprender?

2ª música: Cristina Mel – Crente pipoquinha

- Eu conheci um homem que era um crente gelatina, mas que conheceu Jesus de verdade mudou a sua vida e passou a ser um crente pipoquinha. E todos vocês conhecem esse homem, é o homenzinho torto.

Distribua os pompons enquanto a música começa

3ª música: Aline Barros – Homenzinho torto (com pompons)

Dançar os passos da música com pompons feitos com papel crepom.



Depois, prepare a sala e fale sobre a próxima brincadeira.




Dança do Jornal

o Organização: em duplas

o Material: jornal, aparelho de som, Cds ou fitas cassete com músicas de diferentes ritmos.

Como Brincar: Afaste as cadeiras e mesas e distribua as folhas de jornal pelo chão. Cada dupla fica em cima de uma folha. Coloca-se a música e as crianças começam a dançar. Não vale sair de cima do papel nem rasgá-lo. Se isso acontecer, o par sai da brincadeira. Vence quem cumprir o objetivo. Se algumas crianças não toparem dançar por timidez, convide-as para serem juízes com você e observar se os colegas não infringem as regras. Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas.

Depois que terminar a brincadeira, prepare a turma para contar a história.


Contando a História

Jesus acalma uma tempestade

Lucas 8:22-25


Organização

Sentados no chão em círculo.



Recursos

Utilizando sons de sucatas para musicalizar a história. Utilize, também, objetos para representar a história.

Mar: papel celofane azul.

Barco: fazer barquinho de papel.

Papel picado para chuva.

Sol de EVA amarelo ou papel cartão.

Jesus e os discípulos: rolinhos de papel higiênico com diferenciação nas roupas.

Sucatas para os sons da chuva e do mar.


Como contar


Em um dia muito bonito (enquanto fala, vai arrumando o mar com e colocando os personagens na sua margem), estava Jesus com seus amigos na beira do mar. (fazer o barulho do Mar com sucata) Quem conhece Jesus? Isso mesmo, Jesus é filho de Deus.

Então Jesus resolveu atravessar o mar com seus amigos para visitar as pessoas que moravam do outro lado. Como Jesus pode atravessar o mar? Com o que Ele pode atravessar? (mostra o barquinho). Então todos entraram no barco (colocar os personagens no barco). E o barquinho saiu pelo mar (movimentar o barquinho no mar). Jesus estava muito tranqüilo, calmo e adormeceu. De repente começou uma forte chuva (jogue papel picado sobre o barco), com muitos trovões (faça barulho de trovão batendo alguma coisa) e o barco começou a afundar. Todos ficaram apavorados. Onde estava Jesus? Todos foram correndo acordá-lo. Jesus ao acordar viu a grande tempestade e ordenou para que parasse. A chuva parou na mesma hora, veio o sol (mostrar o sol) e tudo ficou bem. O mar ficou calmo e o barco chegou até o outro lado do mar. Todos ficaram muito felizes por Jesus estar junto a eles naquela hora. E Jesus também ficou muito feliz por ajudá-los. Sempre temos Jesus ao nosso lado para nos guardar.

Ainda sentados no chão, faça um barquinho com papel dobradura. Cole no barco, um palito de sorvete pintado com giz de cera. (ver o barquinho na postagem - dobraduras).


Cantar uma música

Peça para que coloquem o barquinho no chão e fiquem de pé. Ensine a letra da música devagar antes de cantar e dançar com todos.

Letra

Meu Deus é bom pra mim, Meu Deus é bom pra mim.

Comigo vai, tão forte brilha o sol.

Se a chuva cai

Amor tão grande assim,

Só Cristo tem por mim

Direi até o fim

Meu Deus é bom pra mim.

Repita 2 vezes.


Despedida


Oração de agradecimento

Distribuição dos saquinhos de doces.


Um comentário:

  1. muito legal, irmã
    estava planejando fazer algo assim para o dia das
    crianças. gostei muito
    com certeza será muito útil
    obrigada

    ResponderExcluir