sábado, 4 de julho de 2009

Artigos: Desenvolvimento Infantil


Desenvolvimento Infantil
Idade e Características Correspondentes
Kátia Sueli Cardoso Teles
Psicopedagoga

Cuidar = Educar

1ª Fase – Crianças de 3 a 4 anos

Características Motoras: A atividade motora está em primeiro plano. Há desembaraço, liberdade, espontaneidade, imita facilmente os movimentos que observa nos outros. Entretém-se com jogos sedentários por algum tempo. Desde os 3 anos é capaz de executar jogos de encaixe, construção de torres, recortar papel com os dedos e manipular massas. Os lápis a atraem: rabisca em todos os sentidos. Essa experimentação livre lhe permite descobrir as possibilidades do material e das mãos. Pode usar uma tesoura sem ponta e se esforça para cortar certo. O pincel é um estímulo à pintura livre.

Desenvolvimento Intelectual: Mantém longas conversas e em suas frases entra muito o “eu”. Tem grande interesse pelo mundo que o cerca: quer saber o “como” e o “porquê” das coisas; por isso pergunta sempre. É capaz de contar histórias entremeando a ficção e realidade; usa muito a fantasia e encontra pretextos com muita facilidade.

Desenvolvimento Social: A criança, nessa fase, realiza maior número de contatos sociais. Diverte-se menos com jogos solitários. Não é indiferente à presença de companheiros. Explica-lhe, conta o que está fazendo. Essa conversa ainda não é colaboração, ela ainda é egocêntrica. Entretanto, começa a aceitar brincadeiras mais associativas em grupos pequenos.

Atividades: As atividades a serem desenvolvidas nesta fase são as físicas, recreativas, estéticas, sociais e intelectuais com predominância das três primeiras.

Atividades Físicas: trabalho com o corpo

Atividades Recreativas: jogos (encaixe, quebra-cabeça, memória)

Atividades Estéticas: desenho, pintura, recorte e colagem, dobradura, modelagem, música.

Atividades Sociais: atitudes de cortesia – valores (agradecer, pedir licença, saber pedir, saber ouvir), atitudes de cooperação (trabalhar bem em grupo, ajudar, esperar a vez, ceder a vez, compreender e respeitar os direitos e deveres de cada um), habilidades de disciplina (controlar-se, obedecer, respeitar pais, professores, colegas, pessoas mais velhas).

Atividades Intelectuais: visam a iniciação às ciências, à matemática, à escrita e à leitura de forma natural e assistemática.

2ª Fase – Crianças de 5 anos

Características Motoras: É mais ágil e tem maior controle corporal, melhora o equilíbrio. Maneja o lápis com mais segurança e decisão. Começa a utilizar o desenho como expressão de pensamento (desenha formas sem relação entre si). Desenvolvimento Intelectual: Há aumento da capacidade de conscientização. É mais responsável e mais prática: pode guardar seus brinquedos de forma ordenada. Segue o enredo de histórias com atenção, sendo capaz de repetir
satisfatoriamente muitos trechos. Distingue a mão direita e a esquerda, mas só na sua pessoa. Representações de percepções e ações somente no concreto
(visualizando, pegando).

Desenvolvimento Social: Aos cinco anos a criança torna-se mais sociável. Os desejos dos companheiros começam a ser tomados em consideração, mas ela ainda está em primeiro lugar. Aparece a regra no brincar – jogos. O “faz-deconta” e a representação tendem para uma imitação cada vez mais perfeita do real e acaba sendo o melhor meio das crianças se entenderem (jogo simbólico). Quando as crianças não estão de acordo, preferem resolver suas diferenças a seu modo, sendo dispensável a interferência dos adultos. As discussões ou brigas são mais freqüentes quando envolve material ou propriedade individual.

Atividades: As atividades a serem desenvolvidas são as físicas, recreativas, estéticas, sociais e intelectuais com predominância das quatro primeiras.

3ª Fase – Crianças a partir de 6 anos

Características Motoras: É muito ativa, o ritmo está bem desenvolvido. Equilibra conscientemente o corpo no espaço, tem maior desenvolvimento motor e melhor acuidade visual e auditiva. Gosta de jogos tumultuosos – desafios (quer correr mais que todos, salta o mais alto que pode)

Desenvolvimento Intelectual: Há grande expansão do desenvolvimentointelectual; certo nível de maturidade é atingido e adquire conhecimentosvariados. Gosta de recortar, picotar, ver livros, modelar. Distrai-se com oambiente que o rodeia, mas suas mãos podem continuar trabalhando enquantoobserva o que os outros fazem. Aparece uma primeira forma deresponsabilidade; é capaz de assumir seus atos, mas geralmente encontra ummeio de se desculpar. Tem consciência da bondade e da maldade em si mesma e em seus atos.

Desenvolvimento Social: A partir do sexto ano, a sociedade impõe à criança, novas formas de contato com os outros, novos conhecimentos e novos modelos de comportamento. Consegue organizar-se em grupos cada vez maiores; é muito sociável. Faz questão de não parecer diferente do grupo. É sensível ao estado emocional e tensão de outras pessoas, principalmente dos pais. Não trata bem os irmãos menores sem a supervisão da mãe ou do pai e nem os colegas sem a professora. Precisa de normas (li8mites) para dirigir sua conduta. Gosta de brincar em grupo, porém tem ciúmes dos amigos. Gosta de ser elogiado. É muito mais fácil conseguir dela um comportamento adequado através do estímulo do que pela censura.

Atividades: As atividades a serem programadas são as físicas, estéticas, sociais e intelectuais, desenvolvidas harmoniosamente equilibradas, visando a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades. As atividades devem ser planejadas para que favoreça o desenvolvimento físico, intelectual, social e espiritual.

Um cuidado especial deve ser tomado pelos educadores para, de forma integral e harmônica, desenvolverem personalidades ajustadas, equilibradas, fundamento essencial para a boa formação. A criança fica de certa forma sujeita ao controle de uma autoridade exterior firme, mas ao mesmo tempo suave, que ela sinta amiga. Faz-se necessário guia-la com dedicada cautela, dando-lhe explicações condizentes com sua idade, ajudando-a a descobrir a real utilidade das coisas. As atividades programadas devem basear-se em suas necessidades e interesses; crianças são ávidas para explorar, experimentar, colecionar, perguntar, aprendem depressa e desejam exibir suas habilidades.

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