sexta-feira, 10 de julho de 2009

Pintura a guache com as mãos

Trabalho produzido por Renata Vieira

com a ajuda de Isabela (6 anos).


Quando está na igreja, é importante para a criança que ela sinta que está em um lugar que também pertença a ela, por isso, ter exposto na sala do departamento infantil a produção (os trabalhos) das crianças faz com que elas se sintam em um lugar familiar, é como se sentir “em casa”. Preparamos aqui vários modelos de pinturas com guache para fazer com as mãozinhas das crianças para que fiquem expostos no departamento infantil. Use a imaginação, mãos a obra e prepare com seus alunos um lindo mural para decorar a sala.



ABELHA

Faça o corpo com o dedo polegar e os detalhes com o pincel.





BORBOLETA





TREM

Com a palma da mão e o dedo polegar faça as duas partes traseiras do trem. Já com a mão toda pintada faça a parte da frente. A fumaça é feita com o dedo polegar. Faça os detalhes com pincel.




ARANHA

O corpo é feito com o dedo polegar e os detalhes com pincel.




PASSARINHO

O corpo é feito com o dedo polegar e os detalhes com pincel.





JOANINHA

O corpo da joaninha é feito com o dedo polegar, os detalhes são feitos com o pincel.




CARACOL

O corpo do caracol é feito com a lateral da mão aberta, a parte superior é feita com a lateral da mão fechada. A cabeça é feita com o dedo polegar. Os detalhes são feitos com pincel.





CENTOPÉIA

A centopéia é toda feita com o dedo polegar, apenas os detalhes – perninhas, boca e olhos – são feitos com o pincel.





FLOR E GRAMADO

Faça a flor, pétalas, miolo e a folha do cabinho da flor com o dedo polegar. O cabinho é feito com pincel. E o gramado é feito com a mãozinha inteira da criança.


DICA: Uma grande dificuldade na hora da pintura com as mãos é a bagunça e a lavagem das mãos posteriormente. Se você for fazer este trabalho com crianças pequenas, até 4 anos, a dica é fazer com um de cada vez. Deixe que eles fiquem brincando com alguma coisa enquanto esperam, um a um faça uma pintura no mural e já deixe ao lado um balde com água e uma toalha, assim, logo após a pintura você já lava a mão da criança e ela vai para junto do grupo brincar esperando enquanto outra criança deixa sua marca no mural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário